Participação ativa nos mercados livres e regulados.

A partir de 2004 foram criados dois ambientes de comercialização de energia elétrica: Ambiente de Contratação Livre – ACL e Ambiente de Contratação Regulada -ACR. Ambos traduzem as modalidades de negociação de energia elétrica no âmbito do Sistema Interligado Nacional - SIN. No mesmo período também foi estabelecida a Energia de Reserva como forma de garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica. Esta última só veio a ser regulamentada em 2008.

O Ambiente de Contratação Livre – ACL é a modalidade de contratação de energia em que a negociação é realizada por meio de contratos bilaterais com cláusulas livremente pactuadas. As características do contrato como preço, prazo, quantidade de energia, cláusulas rescisórias, multas e demais itens são acordados entre as partes. Nessa modalidade podem negociar energia os agentes da categoria de Geração, Comercializadores, Consumidores Livres e Especiais.

O Ambiente de Contratação Regulada – ACR é a modalidade de contratação em que a negociação é realizada por meio de contratos regulados, denominados Contratos de Energia Elétrica no Ambiente Regulado – CCEAR. As características dos contratos são definidas em editais específicos dos leilões e não podem ser negociadas. Nessa modalidade podem negociar energia os agentes da categoria de geração, comercialização (a depender da especificação do edital do leilão) e as concessionárias de distribuição.

A Energia de Reserva é uma modalidade de contratação similar à contratação do ACR. As cláusulas dos Contratos de Energia de Reserva - CER também são definidas em editais específicos e não podem ser negociadas. Podem participar dessa modalidade apenas os novos empreendimentos de geração que vendem energia aos consumidores finais.

A Queiroz Galvão Energia possui diversos projetos para geração de energia e possui contratos firmados no Ambiente de Contratação Livre e na Energia de Reserva. Atualmente, a empresa detém 88% do portfólio no Ambiente de Contratação Livre e 12% na Energia de Reserva.